top of page

Robótica

Fundamental I e II

dentro da grade curricular

Adotamos a robótica na grade curricular dos alunos desde 2017.

Percebemos que precisamos contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos.  

As atividades estimulam o trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos. São abordados os conteúdos do STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) favorecendo o aprendizado dessas matérias de forma interdisciplinar e prática.

As aulas de robótica por serem em grupos, tem estrutura e dinâmica diferentes. Inicialmente o professor apresenta o tema da aula. Utilizando os Conjuntos da LEGO® Educationos alunos constroem um modelo relacionado ao tema da aula. Para o desenvolvimento das montagens, contam com o apoio do manual de montagem digital no tablet. Os alunos podem tirar fotos das montagens e sincronizá-las. O próximo passo é analisar, de modo a serem capazes de explicar o funcionamento do modelo construído e evidenciar aprendizagem dos conteúdos de ciências, engenharia e matemática, os alunos analisam o que foi feito e têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. 

A partir do tema da aula e da construção desenvolvida, os alunos são instigados a solucionar um desafio proposto pelo Professor. São também apresentadas situações-problemas que tem a intenção de proporcionar aos alunos desafios nos quais eles utilizem sua criatividade e conhecimento construídos ao longo das aulas.

No final do ano realizamos o torneio de robótica entre equipes. O tema do torneio é o mesmo que a UNESCO propõe anualmente. Ano passado o tema foi “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e os alunos tiveram que programar e executar os robôs como carros, transportando materiais e deparando com desafios pelo caminho. 

Entenda mais sobre a aula de robótica pelo vídeo!

bottom of page